Games - Informática - Livros - etc..

16 agosto 2007

Reflexão do Livro OS MANDAMENTOS DA LUCRATIVIDADE


Não faz sentido essa história de que dinheiro traz infelicidade, briga e discórdia.
É também incorreto dizer que o dinheiro nos leva para 0 buraco, para a vagabundagem. Nada disso ocorre se o fizermos bom parceiro, se soubermos lidar com ele. Tudo na vida é assim.
Temos que saber lidar com os filhos, com a família, com os sócios, com os funcionários, com tudo, inclusive com o dinheiro.
CLASSE MÉDIA: FELIZES PARA SEMPRE!... ATÉ QUANDO? Essa situação de saber lidar com dinheiro me faz lembrar das pessoas de classe média, que vivem reclamando da situação financeira e da queda do padrão de vida. O problema é que não sabem lidar com dinheiro. Repare que quando sobra algum dinheiro, abarrotam suas carteiras de cartões de crédito. Adquirem automóveis para toda a família e, em seguida, os trocam por modelos importados. Depois, vem a casa, que logo é trocada por outra maior e mais luxuosa. Viajam pelo mundo todo. Depois compram a casa na praia e, por último, o sítio, que visitam uma vez por ano.
CUIDADO! O FUTURO ESTÁ À PORTA!
1 PREVINA-SE.
Lá pelos 50 anos de idade, descobrem que tudo aquilo que compraram não gera um centavo de renda, um tostão de lucro. São bens que somente geram despesas e mais despesas. Aposentam-se; e, caso não sejam militares ou juizes, passam o resto da vida reclamando do que recebem, lamentando por que não agüentam arcar com as despesas de manutenção e utilização do que adquiriram. Caseiros custam caro.
Os impostos das propriedades de veraneio pesam no orçamento familiar.
Descobrem que não têm uma única poupança, aplicação financeira ou fonte de renda, nem mesmo um pequeno imóvel alugado. Enfim,não dispõem de nada que possa prover recursos para as necessidades do dia-a-dia.
Mais tarde, os filhos queimam o patrimônio restante por uma ninharia, já que não conseguem arcar com as despesas.
Em nenhum momento, essas pessoas da classe média pensaram no futuro, em produtividade. Ignoraram o fato de que dinheiro precisa gerar dinheiro; centavos devem gerar centavos. Ao contrário, gasta-seus recursos em mordomias, em bens que geraram ainda mais despesas. Desrespeitaram a regra de que: "primeiro aplica-se o dinheiro na geração de fontes duradouras de receitas; somente depois realizam-se os sonhos de consumo".