Games - Informática - Livros - etc..

14 agosto 2007

Joost ?





Joost é um nome no mínimo inusitado em português. Apesar de não ter significado nenhum, a pronúncia é inglesa e soa como "djust". Mas afinal, do que se trata tudo isso?

Os vídeos na internet ganharam cada vez mais espaço e uma prova disso é o sucesso de portais como o YouTube e similares. Só que com o Joost é um pouco diferente: enquanto o YouTube é baseado na participação de todos no conteúdo em vídeo, no Joost apenas os grandes nomes da indústria participam.

Em outras palavras, qualquer internauta é capaz de enviar e publicar seus vídeos no YouTube, mas no Joost é preciso obter uma licença com o fabricante. O Joost é voltado às grandes emissoras de televisão que querem divulgar seus programas, além de deixar claro que vai adotar propagandas na programação desde o início.

História
Há pouco mais de dez anos, a internet estava pronta para revolucionar o mundo, no entanto era raro encontrar pessoas que acreditavam na influência e poder da rede. Embalada principalmente pela popularização do MP3 e avanço tecnológico, a web cresceu e tornou-se um componente essencial para quem possui um computador.

Um universo inteiro estava esperando para ser explorado. O primeiro compartilhador de músicas, Napster, causou um impacto estrondoso na mídia ao desafiar a gigante indústria fonográfica. Foi o estopim para a erupção do que era inevitável. Apesar de o software sair de cena por causa das diversas brigas judiciais com as gravadoras, abriu as portas para que outros se aventurassem neste ramo.

Foi quando, no ano 2000, os amigos Niklas Nennström e Janus Friis apresentaram o KaZaA aos internautas. O programa obteve sucesso imediato e assumiu o trono no cenário de troca de arquivos. A partir deste momento, a barreira tinha sido rompida e a volta era irreversível: a era do entretenimento digital tinha chegado para ficar.

Mas, assim como o pioneiro Napster, o KaZaA sofreu as conseqüências do novo conceito que estava irrompendo. Contudo, Janus e Niklas não se contentaram com pouco e revolucionaram a história tecnológica mais uma vez, apresentando o Skype — software de telefonia via internet — em 2004.

Com a explosão do Flash Video e do conceito web 2.0, portais como Flickr, MySpace, Orkut e YouTube estão ampliando ainda mais as possibilidades de comunidade e entretenimento através da internet. Desnecessário dizer que Nennström e Friis não pensaram duas vezes e desenvolveram um projeto ainda mais ambicioso: televisão via internet!


Fonte site ig