Games - Informática - Livros - etc..

29 agosto 2006

Treinando a Emoção para Ser Feliz


Pensávamos que a ciência resolveria todos os problemas humanos. Nào resolveu. A ciência não baniu a agressividade, nào eliminou o egoísmo, não dizimou o individualismo, não extirpou a infelicidade e nem promoveu a solidariedade. Por quê?

O problema não está na ciência. O problema está na alma do homem que produz a ciência

Com a expansão da ciência, aprendemos a medir tudo com precisão. Aprendemos a medir as distâncias entre os planetas, o tamanho do átomo, a velocidade dos objetos. Mas não aprendemos a mensurar os fenómenos da emoção. Não estamos percebendo que o homem moderno está menos contemplativo, mais triste e mais sujeito às doenças psíquicas.
Tome cuidado! Nào se submeta à ditadura dos padrões da estética e do consumismo. Podemos ser felizes com aquilo que temos. Devemos valorizar o "ter", mas supervalorizar o "ser".
Desconfie do "belo" preconizado pela sociedade. Beleza está nos olhos de quem vê. Você pode ser belíssimo, mesmo que esteja longe dos padrões de beleza.
A paranóia da estética tem envelhecido precocemente a emoção. Tem produzido velhos no corpo de jovens. Nunca perca a juventude da emoção, mesmo
nos últimos suspiros de vida.

Não seja escravo dos seus fracassos, das suas tentativas mal sucedidas de mudar seu estilo de vida, do seu perfeccionismo, das suas preocupações e muito menos dos pensamentos antecipatórios. Nas sociedades livres muitos homens estào vivendo no mais profundo cárcere, o cárcere da emoção. Liberte se, aquiete seus pensamentos, seu maior compromisso é viver feliz.